Tuesday, June 16, 2009

Alfa Romeo MiTo motor MultiAir

Alfa Romeo MiTo apresentado no Salão de Genebra virá com motores com 2 cilindros.

A Fiat que é dona da Alfa Romeo, diz que em comparação com o motor de mesma capacidade de 4 cilindros o motor 1.4 MultiAir da 10% a mais de potência e 15% de torque, e ainda tem uma redução no consumo e melhor qualidade na emissão de poluentes.

O Mito tem um moderno sistema de controle de admissão variável e turbocompressor. E terá as versões com 105 cv, 135 cv e 170 cv, de acordo com os ajustes de injeção de combustível e admissão. O ajuste é feito conforme ele é conduzido, economizando em baixas e aproveitando o máximo do motor em altas.

O Mito tem chegada programada somente para setembro deste ano no mercado Europeu. Especula-se que o bloco MultiAir possa impulsionar futuros carros compactos e de baixo consumo desenvolvidos pela Fiat no país.

Monday, June 15, 2009

Troca de Anéis - 12ª Parte

Se você ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte, 7ª parte, 8ª parte, 9ª parte, 10ª parte e 11ª parte de Troca de Anéis, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.


Inspeção dos cabeçotes

Feitas todas as verificações descritas até agora, nosso motor, aparentemente já estaria em condições de ser “fechado”.

No entanto, outros componentes devem ainda ser verificados, principalmente os cabeçotes, pois, se, por exemplo, as válvulas não estiverem proporcionando boa vedação aos gases, ocasionarão consumo excessivo de óleo pelas guias de válvula ou mesmo poderão provocar corrosão dos cilindros e pistões se estiverem trincados permitindo entrada de água na câmara de combustão.

Para realizar uma correta inspeção do cabeçote comece verificando se existem trincas nas câmaras de combustão e inspecione as válvulas e sedes quanto ao seu assentamento, trincas ou quebras e o desgaste da haste.

Verifique também os cabeçotes quanto a empenamento e faça um teste de estanqueidade.

Em seguida, examine as folgas existentes entre as hastes e guias de válvulas. Essas folgas variam conforme o motor, podendo ser, por exemplo, de 0,015 a 0,042 mm na válvula de admissão e de 0,030 a 0,060 mm na válvula de escape, em um moderno motor a gasolina, ou de 0,050 a 0,087 mm na válvula de admissão e de 0,060 a 0,097 mm na válvula de escape, em um motor diesel.

Se a folga encontrada estiver fora das especificações do fabricante, em alguns motores pode-se alargar as guias e instalarem-se válvulas com sobremedida. Nos motores onde isso não é possível substituem-se as guias.

Obs.:
1 – Quando da reinstalação das válvulas no cabeçote deve-se sempre substituir os vedadores da haste para evitar o consumo de óleo através da folga entre haste e guia.
2 – Outras verificações referentes a guias, sedes e molas de válvulas, por serem mais complexas, veremos mais adiante.

Regulagem de válvulas

A operação seguinte é a regulagem da folga de válvulas. Nos motores com sistema de acionamento das válvulas feito por balancins, a folga deve ser medida entre a ponta do parafuso de regulagem e ponta da haste como mostra a figura abaixo:


Regulagem de válvulas

Nos motores com comando de válvulas no cabeçote a folga é medida diretamente entre o came do comando e o disco de acionamento da válvula e a regulagem da folga é feita substituindo-se esse disco por outros de espessura maior ou menor.


Regulagem de válvulas de motores com comando no cabeçote.

Instalação das juntas

Temos agora, finalmente, condições de instalar os cabeçotes e “fechar” o motor. Nessa fase são aplicadas diversas juntas que tem por finalidade formarem uma perfeita vedação entre duas superfícies, evitando vazamento de água, óleo ou compressão do motor.

Embora todas exijam cuidados especiais na sua instalação, devemos dedicar maior atenção à junta do cabeçote pois, por exemplo, uma junta de marca não recomendada pelo fabricante do motor, poderá se queimar ou provocar fuga de gases de compressão por poder apresentar medidas diferentes das recomendadas.

Alem disso, se uma junta for mal instalada, poderá provocar a quebra de camisas do motor se esta for encamisado ou equipado com camisas molhadas.

Por isso, na montagem do cabeçote deve-se instalar a junta centralizada com auxilio de pinos “guia” e apertar os parafusos ou porcas do cabeçote obedecendo sempre às recomendações do fabricante do motor, quanto a sequência, torque e etapas de aperto.


Sequência de apertos dos parafusos e porcas

Friday, June 12, 2009

Como dirigir na lama ou em areia

Quando você dirigi na lama ou areia, as rodas não tem boa tração. Você não pode acelerar rapidamente, é mais difícil manobrar e são necessárias maiores distâncias de frenagem.

Na lama é melhor usar marcha reduzida quanto mais espessa a lama, mais baixa deve ser a marcha. Em camadas espessas de lama, mantenha o veiculo em movimento para não atolar.

Ao dirigir na areia, muito solta (como nas praias ou dunas) os pneus tendem a afundar isto causa efeito sobre a direção, aceleração e frenagem. Para melhor a tração, reduza levemente a pressão de ar dos pneus ao dirigir sobre a areia.

Se o veículo atolar
Jamais gire as rodas se o veiculo estiver atolado. O método conhecido como balanço pode ajudar a desatolar, porém seja cuidadoso.

Balançar o veículo para desatolar

Primeiramente, gire o volante da direção para esquerda e para direita. Isso fará liberar a área ao redor das rodas dianteiras. A seguir alterne a transmissão entre primeira e ré, girando as rodas o mínimo possível. Solte o pedal do acelerador durante a mudança e pressione levemente o pedal quando a transmissão estiver engrenada. Se algumas tentativas não forem suficientes para desatolar, você precisa ser rebocado.

Notas importantes em caso de atolar: Se girar o pneu em alta velocidade, os pneus poderão estourar resultando em ferimentos em você ou outras pessoas. Poderá haver superaquecimento da transmissão e outros componentes do veículo.

Importante para a conservação de seu veículo: Após dirigir na lama ou areia, limpe e verifique as lonas de freio. Estas substâncias podem causar frenagem irregulares ou lonas vitrificadas. Verifique também a direção, suspensão, rodas, pneus e sistema de escapamento.

Thursday, June 11, 2009

Mercedes E-Class funerário faz Drift?

Para reprimir a curiosidade mórbida de saber se uma funerária pode fazer Drift o Steve Sutcliffe da Autocar UK 's resolveu fazer este teste. Veja o vídeo abaixo e confira se uma funerária pode fazer Drift.

Wednesday, June 10, 2009

BMW Z4 no Brasil

A nova versão do BMW Z4 mal foi lançada nos EUA e Europa e já esta no Brasil também.

O carro que teve o design coordenado por duas mulheres duas versões de motores a gasolina: 2.3i, com 204 cv, por R$ 217 mil, e 3.5i, com 306 cv, por R$ 307 mil.

Nas duas versões, o câmbio pode ser acionado por alavancas junto ao volante. O 3.5 pode ter, opcionalmente, câmbio de sete marchas automatizado com dupla embreagem. O 2.3 tem caixa com seis velocidades.

A segurança é um dos pontos altos do carro e a carroceria tem zonas de deformação programada e partes em aço de alta resistência. Além dos airbags frontais, há outros para a cabeça e o tórax, integrados nas laterais exteriores do encosto dos assentos. As colunas dianteiras e as barras anticapotagem são reforçadas e os pneus são tipo runflat (podem rodar mesmo furados) e contam com indicador de perda de pressão como item de série.

Clique nas fotos para ampliar:








Fonte

Motoczysz E1pc carbono zero

TTXGP (com modelos de emissões zero) a corrida desacreditada no ano passado, se realizará no dia 12.

Uma das participantes desta corrida é a E1pc da Motoczysz, ex equipe dos U. S. da MotoGP.

A Motoczysz E1pc teve seu motor a combustão substituído por três propulsores elétrico e um pack de não de 10 baterias.

Uma curiosidade é que a instrumentação é feita por um Iphone.



Veja no vídeo abaixo seu desempenho no circuito da Ilha de Man:

Tuesday, June 9, 2009

Volvo S40 DRIVe o carro ambiental do ano

A revista britânica “What Car?” elegeu o Volvo S40 1.6D DRIVe como o carro ambiental do ano.

Com 104 g/km de emissões de CO2 e um consumo anunciado de 3,9 l/100 km em ciclo combinado, o modelo sueco bateu o BMW 118d e o Renault Mégane na sua categoria, tendo depois obtido a vitória final, Sendo superior aos vencedores das outras categorias, onde se encontrava, entre outros, o Audi A8 e o MINI Cooper S.

Entretanto, a marca sueca está a promover o DRIVe Challenge – "A corrida mais econômica do mundo" junto dos condutores Portugueses. Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo percorrer o máximo de quilômetros com apenas um depósito de gasolina.





Fonte
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