Tuesday, July 7, 2009

Nissan Livina X-Gear no Brasil

A Nissan anunciou que irá produzir o Livina X-Gear em São José dos Pinhais (PR). A minivan com visual mais esportivo vai ser lançada no mercado brasileiro em agosto deste ano.

Ela vem com câmbio manual de cinco velocidades, podendo ser equipada opcionalmente com a transmissão automática de quatro marchas e motor 1.8 flex de 126 cavalos de potência. A Nissan não divulgou mais detalhes.

Monday, July 6, 2009

Ken Block voando e fritando com Subaru

Ken Block esta novamente aprontando das suas. Este vídeo esta ainda mais incrível que o anterior incluindo alguns saltos.

Retificação de motores

Teoricamente, um motor retificado deve apresentar rendimento e durabilidade semelhantes aos de um motor novo. No entanto, por falta de observação de alguns detalhes consideramos “menos importantes”, alguns motores retificados não conseguem apresentar nem o rendimento nem a durabilidade desejados.

Retificação do bloco de cilindros

Depois da desmontagem do motor, procede-se a lavagem do bloco retirando-se todos os “selos” que vedam as câmaras de água, para remoção dos depósitos e oxidações existentes no interior das câmaras.

Feita a limpeza, inspeciona-se o bloco em busca de trincas, rachaduras ou outras irregularidades que possam ter ocorrido durante o funcionamento do motor.

Alem disso, como o motor é uma máquina térmica, o bloco pode ter sofrido deformações ou desalinhamentos, devido às variações de temperatura sofridas durante o período de funcionamento.

Por isso, inspeciona-se, com uma régua, o plano superior do bloco no sentido de comprimento, como transversalmente, e contando-se empenamentos retifica-se a face do bloco em uma retificadora plana (ou fresadora), desde que a altura do bloco ainda esteja dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante do motor.


Verificação do empenamento do bloco – parte superior.

Deformação dos alojamentos

Também devido às variações térmicas, o bloco do motor pode sofrer ligeiras deformações que produzem desalinhamento nos mancais centrais. Como essas deformações não ocorrem instantaneamente, mas vão se processando em ritmo lento, as bronzinas instaladas no motor vão se acomodando à situação de desalinhamento que vai ocorrendo nos mancais.


Linha central correta.

Por outro lado, como as bronzinas atuais, micro acabadas em dimensões definitivas, impedem se seja feito qualquer ajuste a “rasquete”, para se conseguir a ajustagem de folga correta entre as bronzinas e os colos de árvore de manivelas, é necessário que o chamado “berço” das bronzinas, ou seja o alojamento onde elas serão instaladas, apresente medidas corretas e alinhamento perfeito com a linha central de todos os mancais.

Assim sendo, quando forem-se instaladas novas bronzinas e constatar-se desalinhamento dos centros dos mancais, o bloco deverá se corrigido através de usinagem em uma máquina mandrilhadora de mancais.


Maquina mandrilhadora de mancais.

Um ponto importante que deve ser observado nessa operação é o de deixar-se o mancal o mais circular possível para evitar contato irregular entre a bronzina e o colo da árvore de manivelas.

Na falta de outras referências, pode-se utilizar os seguintes valores como base, para verificar a circularidade do mancal:



Além disso, o mancal, depois de usinado, deve apresentar-se perfeitamente liso e cilíndrico, ou seja, sem riscos profundos de ferramentas e sem estar demasiadamente cônico, pois é essencial que a face externa da bronzina assenta-se por completo no alojamento, para haver boa transferência de calor e evitar quaisquer movimento da bronzina quando o motor estiver funcionando.

Obs.: Quando a ovalização, conicidade ou desalinhamento forem pequenos, usa-se rebaixar as capas dos mancais e reusinar os alojamentos.

Friday, July 3, 2009

Matando a vovozinha do coração

O piloto Jordi Gene, piloto da WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo), Levou sua avó para conhecer melhor como é seu dia-a-dia. Não é por nada mas acho que ela não gostou muito.

Thursday, July 2, 2009

Lamborghini Gallardo LP550-2 Valentino Balboni

A Lamborghini apresentou oficialmente sua nova edição especial do Gallardo, o Lamborghini Gallardo LP550-2 Valentino Balboni, uma homenagem a Valentino Balboni piloto de testes da marca há mais de 40 anos.

É o primeiro Gallardo a ter tração traseira em lugar da tradicional tração permanente ás quatro rodas presente nos restantes Gallardo.

O Gallardo Valentino Balbo tem 1380 kg e um motor V10 com 560cv de potência!e que o faz ir de 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos chegando a velocidade máxima de 320 km/h.

A série Valentino Balboni será limitada em apenas 250 unidades.

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BMW X1 por inteiro em fotos e vídeo

Depois de muitos mistérios e camuflagens a BMW X1 aparece por inteiro. A primeira aparição está prevista para o Salão Automóvel de Frankfurt, em Setembro.

O X1 será vendido com três opções de motores a gasolina e três a diesel. O modelo de entrada virá com um 4 cilindros 2.0 de 143 cv. Outra versão com o mesmo bloco gerará 170 cv. As versões turbodiesel utilizam o mesmo motor 2.0 com potências que variam entre 143 cv e 204 cv. A versão top de linha terá o motor de 6 cilindros em linha 3.0 aspirado de 265 cv. A previsão é de que o modelo desembarque no mercado nacional a partir de 2010.

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Wednesday, July 1, 2009

Strada Cabine dupla mais fotos e detalhes

A Strada já era líder do seguimento e agora com mais esta novidade tende a manter a liderança, mesmo com a vinda nova Saveiro.

A nova Strada aumentou o espaço interno em 55 cm maior que a Strada Adventure “Simples”, mas apesar de maior ela só carrega dois passageiros na parte de trás. Porem estes não podem ter mais que 1,75 m de altura, pois se não ficarão meio que apertados, pior é que nem o motorista pode ser muito grande ,pois irá limitar ainda mais o espaço para os passageiros.

A picape está disponível apenas na versão Adventure por R$ 46.440. E sai de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de rodas de liga-leve de 15 polegadas. Freios ABS, airbag duplo, CD player com Bluetooth e entrada USB. O sistema Locker é vendido separadamente por R$ 1.200. O equipamento continua de série na picape de cabine estendida e em outros modelos da linha Adventure.

O problema é que com este novo modelo a Strada acabou perdendo muito espaço na caçamba. Ante tinha 830 l e agora com a cabine dupla ficou com apenas 580 litros podendo carregar até 650 quilos em seus 1,4 m² de área.

Ela tem o comprimento total de 4,46 m, 1,74 m de largura, 1,63 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. O motor é o 1.8 flex de 114 cv a 5 500 rpm e 18,5 kgfm a 2 800 rpm, ambos com álcool que segundo a Fiat acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinge velocidade máxima de 175 km/h abastecido com Álcool.

Agora fica a duvida, será vantagem comprar um carro cabine dupla, de R$ 46.440, que não tem espaço para seus passageiros e muito menos para sua carga?















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