Tuesday, January 27, 2009

Cuidados com ar-condicionado do seu veículo

Quando chega o verão é que muitos lembram que o carro tem ar-condicionado (ou como faz falta um ar-condicionado no carro) e ao ligar percebe-se que ele já não funciona mais como deveria. Especialistas respondem muitas duvidas que surgem a esse respeito. Veja abaixo:

Tenho um Corsa 1.0 sedan 2000, quando ligo o ar tem um sistema tipo um rele que atraca e diminui o rendimento do veículo. O consumo de combustível aumenta usando o ar dentro da cidade e na estrada em torno de quantos por cento?
- Sidney

O consumo de automóvel aumenta com a utilização do ar-condicionado, mas o fator preponderante é a forma de condução. Se o motorista não imprime fortes acelerações, se não estica as marchas demais e não pisa no acelerador sem necessidade, o consumo vai ser menor. Quanto ao condicionador de ar, o seu compressor é ligado ao motor do carro por meio de correias, que por sua vez retira do motor algo em torno de 8 a 15 cavalos de potência.

O ar-condicionado do meu carro parece não resfriar o suficiente. Quando ligado, ele solta um ar gelado, mas não chega a ficar totalmente fresco dentro do veículo, principalmente para quem viaja no banco traseiro. Já troquei o gás e não resolveu. O que pode estar acontecendo?
- Eliane, Curitiba (PR)

A manutenção periódica do equipamento é que vai garantir seu correto funcionamento. No seu caso, leve o carro a uma empresa especializada em ar-condicionado e peça para fazer uma inspeção geral. Não basta completar o gás refrigerante, também é preciso verificar se não há vazamentos no aparelho.

Comprei um Palio ano 1999/2000, motor 1.0. Ele veio equipado com ar-condicionado, mas este ar não é de fabrica. Gostaria de saber se o carro fica comprometido com este equipamento.
- Cidney

O ar-condicionado é um equipamento em que a instalação não é recomendada fora da fábrica. Isso porque pode ocasionar diversas adaptações que, com o tempo, comprometem algum componente ou mesmo a durabilidade do equipamento. O mais comum é a infiltração de água no interior do veículo, além de problemas elétricos, já que conforme a adaptação, mesmo em concessionárias, pode ser utilizada peça paralela. Um bom exemplo é a correia do alternador, que também vai girar o compressor. Em algumas instalações fora da fábrica, a correia utilizada patina e não aciona adequadamente o alternador, que por consequência não carrega a bateria corretamente. O final disso tudo é que o motorista pode ficar na mão.

Com chuva, uso normalmente o ar e o desembaçador traseiro?
- Fernando Fortes

Exatamente. Em dias de chuva, o uso do condicionador de ar pode ser normal. Lembre-se apenas de alternar a saída do ar e direcionar para o pára-brisa por um determinado tempo e depois para o interior do carro. Fique atento quando a saída de ar estiver direcionada para o pára-brisa. Nessa posição o recirculador de ar fica desativado, assim, se estiver atrás de um caminhão, vai entrar aquela fumaça desagradável. Já o desembaçador só ligue quando o vidro estiver realmente embaçado. Alguns minutos depois desligue. Isso prolonga a vida útil do desembaçador traseiro.

O ar-condicionado possui varias faixas de temperatura, o consumo de combustível aumenta quando este está na posição frio máximo e diminui quando está no frio mínimo ou médio?
- Reginaldo Raposo

O uso do ar-condicionado aumenta sim o consumo de combustível, mas o compressor do ar-condicionado dos carros funciona de forma constante, de modo que, independente da velocidade escolhida, o consumo de combustível será o mesmo.

Fonte
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