Thursday, July 3, 2008

Aumento nas vendas do Sandero e Logan

Graças ao sedã Logan e ao hatch Sandero, a Renault foi a montadora que mais ganhou posições no ranking das vendas de automóveis do primeiro semestre de 2008, divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Os números registraram um novo recorde da indústria automobilística nacional, com 1.338.078 unidades (crescimento de 30,16% em relação ao mesmo período de 2007).

A Renault, que chegou a amargar o sétimo lugar no fechamento do ano passado (com 69.907 unidades – 3,54% de participação), subiu para quinto no semestre (com 58.612 unidades – 4,38%). A liderança é da Fiat (335.815 – 25,10%), seguida pela Volkswagen (290.060 – 21,68%), GM (287.372 – 21,48%) e Ford (126.376 – 9,44%).

Depois da Renault, completando as dez primeiras montadoras, vêm: Honda (55.566 – 4,15%), Peugeot (41.238 – 3,08%), Toyota (34.566 – 2,58%), Citroën (34.437 – 2,57%) e Hyundai (21.248 – 1,59%).

Com a boa aceitação dos modelos desenvolvidos pela Dacia (subsidiária romena da Renault) e fabricados na planta de São José dos Pinhais (PR), a montadora de origem francesa se consolidou na liderança entre as “newcomers” – como são chamados os fabricantes instalados no país a partir dos anos 90.

Lançado há um ano, o Logan conquistou admiradores graças à funcionalidade e, principalmente, ao amplo espaço interno (o maior da categoria). Mesmo com um design antiquado, que acaba de ser reformulado na Europa, o sedã deu novo fôlego à montadora – que caminhava a passos lentos por causa da baixa aceitação do sedã Mégane e do envelhecimento da linha Clio.

Comparado aos best sellers do segmento, o Logan ainda está longe: vendeu 19.348 unidades no primeiro semestre, contra 50.650 do Fiat Siena (o Corsa Sedan lidera com 69.165 unidades, mas a GM soma as vendas do novo e do antigo modelo, rebatizado de Classic). Mas, para se ter uma idéia da façanha do Logan, o modelo francês ultrapassou o Fiesta Sedan (18.473).

Com a chegada do Sandero, no final de 2007, a Renault ganhou ainda mais força na busca pela liderança entre as “newcomers”. E o hatch, construído na mesma plataforma do Logan, repetiu o relativo sucesso. Vendeu 18.473 unidades de janeiro a junho e chegou a ultrapassar o terceiro colocado, o Chevrolet Corsa (23.346) no mês de maio. Os mais vendidos são o Volkswagen Fox (incluindo o CrossFox, 60.763) e o Ford Fiesta (28.588).

O Sandero foi o quarto de um total de seis novos modelos que serão lançados pela Renault até o final de 2009: os três primeiros foram Mégane, Mégane Grand Tour e Logan. Essa estratégia da montadora contou com um investimento de US$ 360 milhões no Brasil, dos quais US$ 230 milhões somente na plataforma B0, que além do Logan e do Sandero, ainda terá um novo modelo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...